domingo, 13 de dezembro de 2015

O que eu aprendi sendo mãe - Dia 13 -Como fazê-las comer.

- Coloca Nescau
- Oi? Como assim?
- Nescau, mãe, coloca Nescau no leite delas.
- Mas elas só tem 4 meses...
- ... e não se dão bem com leite em pó e nem o leite de caixinha. Então coloca Nescau, vai por mim. Elas vão adorar!

E elas adoraram.
Aos 4 meses, eu já tinha testado todas as marcas de leite em pó e líquido do mercado e elas continuavam recusando.
Tentamos introduzir as papinhas e nada delas comerem.
Aí o pediatra, senhor de idade, renomado, careiro pra caramba, mandou colocar Nescau no leite.
As minhas tias, minha mãe, minha sogra, vizinhas e amigas, todas com PHd em cuidados infantis, surtaram quando souberam que eu dava leite com achocolatado para as meninas.

Eu nem dei bola. Elas amavam o bendito leite entupido de açúcar e mamavam feito bezerros, eu estava no céu.
Mas elas não comiam. Nada. Nada mesmo. O pratinho de papinha voltava para a cozinha com duas colheradas a menos, uma colherada cada uma e pronto.
Uma fatia de pão com requeijão, meia salsicha, duas bolachas maizena. Esses foram alguns dos almoços delas durante anos.
E leite, claro. Litros e litros de leite com Nescau. E sim, tinha que ser Nescau.
E até hoje, quando elas tomam leite, tem que ser com Nescau.

Foram anos até que elas aprendessem a comer "comida de verdade" e, ainda que esta tal comida não tenha feito falta nenhuma para elas, foi bom vê-las comendo um prato de comida nas refeições, mesmo que fosse com pouca comida.

Hoje elas comem o que querem, uma delas mantém a alimentação totalmente saudável enquanto a outra, bem, a outra come para ser feliz e pronto.

Quando elas eram pequenas, as pessoas se preocupavam e me agrediam, dizendo que eu estava matando as minhas filhas de fome.

Elas estão aí, saudáveis, lindas, felizes com elas mesmas.
Ninguém morreu.
Claro.

Nenhum comentário: