terça-feira, 25 de junho de 2013

Um livro por dia - #25 - As Brumas de Avalon


As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley



Uma história sobre o Rei Arthur contada pela visão das mulheres de sua vida :  sua mãe, sua irmã, sua esposa, sua tia...

Eu li esta coletânea aos 13, 14 anos e achei o máximo essa mudança de foco.

Para alguém com a bagagem literária que eu tinha, a história não tinha nada de especial mas me fascinou ler sob o ponto de vista das mulheres, enfrentando preconceitos e conceitos mal formados dos supostos heróis da história.

Eu nunca fui feminista mas era terminantemente contra atitudes machistas e ler Marion Zimmer Bradley, que se posicionava claramente contra os costumes bárbaros dos homens, foi um prazer para mim.

Marion me mostrou o quanto uma mulher pode ser poderosa, sem precisar usar uma coroa ou carregar uma espada.

Apenas sabendo usar sua inteligência aliada ao seu coração.





"Avalon estará sempre ali para todos os que puderem buscar o caminho, por todos os séculos e além dos séculos. Se não puderem encontrar o caminho de Avalon, isso talvez seja um sinal de que não está pronto pra isso. "

Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.

Nenhum comentário: