segunda-feira, 24 de junho de 2013

Um livro por dia - #24 - Um Estudo em Vermelho


Um Estudo em Vermelho - Sir Arthur Conan Doyle

Eu não sei se é de praxe ou se é inconsciente mas, praticamente todos que eu conheço, foram apresentados a Sherlock Holmes por este livro.

Talvez outras histórias como O Signo dos Quatro ou O Cão dos Baskervilles sejam até mesmo mais interessantes do que esta primeira aventura de Holmes e Watson mas para mim, este primeiro contato com Sherlock Holmes foi o que mais me marcou e que me abriu as portas para a leitura de suas outras aventuras.

O modo acurado e preciso com que Watson descreve todas as minúcias, manias e métodos do detetive me encantaram e ainda me encantam.

Olhar a narrativa pelos olhos do médico é, para mim, a melhor parte do livro.

E, graças ao Dr. Watson, Sherlock Holmes ganhou uma fã de carteirinha.

Em 1878, graduei-me doutor em medicina pela Universidade de Londres e fui para Netley fazer o 
curso destinado aos cirurgiões do exército. Concluí meus estudos a tempo de ser designado para 
servir como cirurgião-assistente no Quinto Regimento de Northumberland.


Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.

Nenhum comentário: