quinta-feira, 20 de junho de 2013

Um livro por dia - #20 - Os Trabalhos de Hércules




Os Trabalhos de Hércules - Agatha Christie


Este não foi o primeiro livro de Agatha Christie que li mas foi, sem dúvida o mais interessante.

Conheci Hercule Poirot muito antes deste livro e me apaixonei pelo detetive belga.

Seu jeito afetado e convencido me encantou logo de cara e, por causa dele, quando adolescente eu tinha dois sonhos : conhecer a Bélgica e falar francês.

Hoje, meus dois sonhos já se realizaram e as histórias e aventuras de Hercule Poirot continuam sendo, para mim, as melhores que já li.

E, de todas as aventuras de Poirot, Os Trabalhos de Hércules é a minha preferida.

São 12 contos, cada um deles relacionado a um dos trabalhos do herói mitológico Hércules, começando  pelo Leão de Neméia, até o cão Cérberus, passando pela Hidra de Lerna e pelo cinto de Hipólita, Poirot desvenda caso por caso de maneira brilhante, desafiando seu intelecto, decidido a superar o herói grego do qual herdou o nome.

E são 12 contos magníficos nos quais passei horas deliciosas lendo.

Presunçoso e convencido de seu intelecto superior, Poirot sempre foi engraçado e divertido.

E sempre será, nos livros, o meu detetive favorito.



- Estava pensando em uma conversa imaginária. Sua mãe e a finada Sra. Holmes, costurando ou tricotando roupinhas e dizendo: ‘Achile, Hercule, Sherlock, Mycroft...’
Poirot não conseguiu compartilhar do divertimento do amigo.

- Devo compreender que o que está dizendo é que em aspecto físico eu não me assemelho a Hércules?

Os olhos do Dr. Burton correram por Hercule Poirot, por toda a sua meticulosa pessoinha vestida de calças listadas, correto paletó preto e impecável gravata borboleta, correram de seus sapatos de verniz preto até sua cabeça de ovo e os imensos bigodes que adornavam seu lábio superior.

- Com toda a franqueza, Poirot – disse o Dr. Burton -, nem um pouco!”





Nota - a série de posts Um livro por dia não tem a intenção de publicar críticas ou resenhas úteis ou mesmo interessantes. São sentimentos e sensações que aconteceram durante a leitura dos livros e que se transformaram em palavras. Se não fizerem sentido nenhum, por favor, não tente fazer com que tenham.

Nenhum comentário: